Eventos

Encontro de Dramaturgia Jovem

Sinopse do Evento:  

O objetivo do Encontro de Dramaturgia Jovem é criar um espaço de conexão e aprendizado para jovens interessados(as) em dramaturgia ou dramaturgos(as) profissionais interessados(as) na escrita para as juventudes e adolescências, promovendo trocas culturais, desenvolvimento artístico e profissional. O encontro acontecerá no Quixote - Espaço comunitário da FUNSAI nos dia 02, 03, 04 e 05 de Outubro de 2024 com espetáculos feitos por jovens e/ou para jovens e Rodas de Conversas com convidados e convidadas com experiências muito diversas na dramaturgia teatral para as adolescências e juventudes. Entre os convidados estão a Cia Arthur Arnaldo, o Grupo Pedagógico do Conservatório de Tatuí, a Cia Coxixo, a Anhangá Coletiva e o VQV Brasil.

Abertura

Nesta roda de abertura, teremos a participação dos(as) artistas integrantes dos coletivos que se apresentarão no Encontro de Dramaturgia Jovem: Junior Padovani da Cia Coxixo; Lucas Rodrigues, professor do Grupo Pedagógico de Teatro do Conservatório de Tatuí e diretor artístico da companhia teatral Fios de Sombra; Jonas Coutinho, Huiris Brasil, Kariri Bruno Vick Sousa e Éder Lopes da Anhangá Coletiva. Os(as) artistas compartilharão sobre os processos criativos dos espetáculos, focando na criação da dramaturgia, teremos a oportunidade de ouvir diversas abordagens sobre o tema e discutir sobre o fazer teatral de diferentes perspectivas. A conversa será entrecortada com leituras cênicas trabalhadas no LAB Dramaturgia, grupo de estudo sobre dramaturgia jovem, conduzido por Soledad Yang - diretora artística da Cia Arthur Arnaldo - que aconteceu no mês de Setembro no Quixote - Espaço Comunitário.

Espetáculo: O que seria de mim se não fossem os outros

Sinopse do espetáculo:

Entre realidades e imaginários, o espectador é convidado a mergulhar em um universo de emoções e reflexões que traz à tona as perspectivas de estudantes impactados pelo isolamento resultante das intimidações sistemáticas no ambiente escolar.

Ficha Técnica:

Professores regentes: Fernanda Mendes e Rener Oliveira

Professor convidado (especialista em teatro de sombras): Lucas Rodrigues

Estudantes / artistas sombristas: Giusepe Tomazela, Madu Sportello, Murilo Farconi, Sara Viola e Vinicios Peixoto

Direção e dramaturgia: Lucas Rodrigues

Preparação Corporal e Coreografia: Rener Oliveira 

Espetáculo: "Irmãs coragens" com a Cia Coxixo

Sinopse:

O espetáculo "Irmãs Coragem", narra a vida de três adolescentes, Dudinha, Popola e Mariana, que se encontram em situação de abandono parental, amplificando suas vozes e revelando as realidades enfrentadas por pessoas em situação de vulnerabilidade.

Ficha Técnica:

Elenco: Ana Paula Semião, Dudda Oliver, Junior Padovani, José Estevam, Lua Leal, Karen Samyra, Sabrina Hofstetter e Davi Dias

Iluminação: Bruno Salatinos

Direção: Junior Padovani

Codireção: Laura Cotrim

Sonoplastia: José Estevam

Diretora de Arte: Karen Samyra

Roda de conversa mediada pelo VQV Brasil 

Será uma roda, um espaço coletivo e horizontal, de trocas e reflexões sobre práticas artísticas, com foco especial na feitura dramatúrgica e suas perguntas: o que é dramaturgia? O que é dramaturgismo? O que é dramaturgia jovem? Dramaturgia é texto? O que é dramaturgia para trabalhos sem palavras? Nessa roda convidados e público se misturam e se entrelaçam para buscar respostas para essas perguntas e gerar novas perguntas.

VQV Brasil: O Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil acontece anualmente na região metropolitana de São Paulo desde 2018. Integra a VQV Red - uma rede latino americana de Festivais de Teatro Adolescente com edições na Argentina, Chile, Uruguai e Brasil. A equipe organizadora do VQV Brasil é formada por Amanda Tavares, Ligia Helena, Paulo Gircys e Thais Povoa, produtoras, artistas e educadoras que trazem como princípios pedagógicos o protagonismo adolescente e jovem e a afirmação de uma adolescência e juventude criativa, política e coletivizada.

Espetáculo: Nas Curvas de M'boi com a Anhangá Coletiva

Sinopse: Na encruzilhada entre o passado e presente M'boi Cobra D'Agua, uma entidade sinuosa, transborda fúria e lamento por estar canalizada. Seu rompe asfalto, um ser protetor das ruas, guia jovens Anhangás a escutarem as águas e as suas próprias histórias. Para ouvir é necessário tirar a casca, libertar o ancestral da cidade e verter em enchente ou sortilégio contra o carrego colonial.

Ficha técnica:

Elenco: Jonas Coutinho, Huiris Brasil, Kariri Bruno e Vick Sousa

Direção/figurinos: Éder Lopes

Dramaturgia: Anhangá Coletiva

Músicos: Gabu e Cauã Oliveira

Beats originais/Técnico de som: Tomé de Souza