SÉRIE DIÁLOGOS: JOSÉ VICENTE DE AZEVEDO E O MAESTRO FURIO FRANCESCHINI

01/09/2023

POR: MVA

Furio Franceschini conheceu José Vicente de Azevedo quando foi contratado para dar aulas de canto a uma de suas filhas, Maria Angelina. Isso aconteceu por volta de 1912, ou seja, há muito tempo.

O maestro italiano se enamorou da doce Angelina e ela correspondeu àquele sentimento. Em 1914 casaram-se e no ano seguinte passaram a residir na Avenida Nazaré, onde viveram toda a vida.

Furio Franceschini nasceu na Itália, em Roma. Mudou-se para o Brasil em 1904 e naturalizou-se brasileiro em 1914. Foi regente, organista, compositor, professor, além de Mestre de Capela e organista titular da Catedral da Sé entre 1908 e 1976, ano de sua morte.

Como genro de José Vicente, os dois ilustres personagens da nossa história conviveram durante longos anos. Tinham em comum, além do laço familiar, a devoção católica e o amor pela música sacra.

Franceschini como compositor escreveu mais de 600 peças. Destacamos neste artigo uma das parcerias que fez com o Conde, o Hino "À São Jose" que tem letra de Jose Vicente de Azevedo e a música de Furio Franceschini.

Aproveite e fique sabendo mais:

> A residência do MAESTRO FURIO FRANCESCHINI, situada na Avenida Nazaré nº 366, é um patrimônio da cidade, que pertence à Funsai. Está protegida pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - Conpresp, desde o ano de 2010.

> A Universidade Estadual Paulista UNESP adquiriu, em 1979, o acervo de Furio Franceschini que conta com partituras para canto coral, para órgão e orquestra, seus manuscritos como composições, arranjos e transcrições, métodos para estudo de órgão, improvisação e acompanhamento, além de textos didáticos sobre análise musical, contraponto, harmonia. As partituras em domínio público estão disponibilizadas em formato PDF, juntamente com um trecho do áudio em formato MID gravado em teclado digital.

Letra do Conde  José Vicente de Azevedo
Letra do Conde José Vicente de Azevedo

Gostou de conhecer essa história?

Venha visitar o Museu Vicente de Azevedo!

Estamos abertos de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Entrada gratuita!

Esta e outras histórias estão preservadas no acervo do Museu Vicente de Azevedo da FUNSAI.

Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua conectada com o nosso bairro? Fale conosco!

Tel.: (11) 2215-6900

E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br

Leitura Feliz | Museu