REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS
A pandemia afetou diversas áreas da nossa vida e uma que sofreu e sofre ainda muitos impactos desta crise é o agravamento da insegurança alimentar que afetou diretamente crianças e adolescentes.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2020, 40% da produção de alimentos no Brasil foi desperdiçada. Segundo levantamento do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil de 2021, na faixa de 0 a 14 anos, há no país 9,1 milhões de crianças e adolescentes vivendo em situação domiciliar de extrema pobreza, ou seja, sem alimento.
Visando a esse cenário, não podemos aceitar que enquanto alguns passam fome, outros joguem alimentos no lixo por falta de informação. Visto que, as famílias têm procurado alternativas para combater a alta dos preços, a diminuição de renda e ainda assim ofertar na sua mesa alimentos saudáveis que caibam no seu orçamento.
Pensando em tudo isso, vamos falar sobre reaproveitamento de alimentos que é uma das alternativas para evitar o desperdício, ajudar o planeta e ainda economizar 20% do seu orçamento. Uma forma simples e prática de cada um fazer a sua parte!
Para te ajudar nesta tarefa, vamos listar algumas dicas:
- Arroz: sobras de arroz podem virar deliciosos bolinhos, arroz de forno ou, até mesmo, risoto.
- Feijão: fazer uma sopa com a sobra do feijão deixa a sopa ainda mais saborosa, ou se preferir pode fazer um tutu de feijão, feijão tropeiro ou baião de dois.
- Pão: sobras de pão podem virar um delicioso pudim de pão, ou se já estiver duro, basta bater no liquidificador e está pronta sua farinha de rosca para ser utilizada em outras receitas.
- Cascas: as cascas de melão, melancia, abacaxi, jabuticaba, banana e laranja podem virar uma geleia maravilhosa. Confira a receita no final da matéria.
- Carne e frango: as sobras podem virar tortas, pizza, risoto ou uma deliciosa farofinha.
- Talos e cascas: talos de verduras e cascas, por exemplo de cebola, podem se transformar em um caldo muito saboroso. Os talos ainda podem fazer parte de omeletes, tortas e farofas.
- Tomate: as pontas do tomate ou de legumes que geralmente vão para o lixo, se batido com água e misturado com extrato de tomate confere muito mais sabor, alem de aumentar o valor nutricional do molho, deixando-o muito mais nutritivo.
Agora, vamos conferir algumas receitas feitas com as sobras dos alimentos!
Geleia de casca de melão
Ingredientes
- Casca de um melão médio
- 01 pauzinho de canela
- 02 cravos
- Açúcar a gosto
- Água
Modo de preparo: lavar e cortar em pedaços a casca do melão (a parte amarela e a branca) e cozinhá-las com água suficiente para cobrir os pedaços de casca totalmente. Cozinhe até que a parte branca se desfaça. Coe em pano limpo e fino, espremendo bem para tirar todo o suco. Para cada copo de suco obtido, acrescentar um copo de açúcar. Acrescente a canela e os cravos e leve novamente ao fogo para ferver até chegar ao ponto desejado. E está pronta sua geleia.
Torta de legumes e frango
Ingredientes
- 03 ovos
- 01 xícara (chá) de óleo
- 01 + 1/2 xícara (chá) de leite
- 02 xícaras (chá) de farinha de trigo
- sal a gosto
- 01 colher (sopa) de fermento em pó
- Sobra de 4 legumes a gosto (média de 2 xícaras de chá)
- Sobra de frango (média de 2 xícaras de chá)
- 03 colheres (sopa) de cebola
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha a gosto
- Cebolinha a gosto
- Queijo parmesão a gosto
Modo de preparo: bata no liquidificador os ovos, o óleo e o leite. Enquanto ainda bate, adicione a farinha de trigo. Pare o liquidificador e junte o sal e o fermento. Volte a bater.
Unte uma forma com manteiga e farinha e coloque a mistura. Reserve metade da massa.
Adicione por cima a mistura de legumes congelada, a cebola congelada, o sal, a pimenta-do-reino, a salsinha e a cebolinha. Coloque o resto da massa por cima e finalize com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré aquecido por 40 minutos.
Existem
muitas alternativas para driblar o desperdício, colocamos apenas algumas delas
aqui, mas use sua criatividade e transforme as sobras em deliciosas preparações.
Ah, e não esqueça de compartilhar suas receitas e, assim, ajudar a
conscientizar também outras pessoas.
Time de Nutrição - FUNSAI
Por FUNSAI