PODCAST

01/09/2023

POR: CAJ

Os adolescentes que frequentam as oficinas do CAJ, Quixote, Rádio Conectados, e Desenvolvimento Institucional entrevistaram alguns de seus instrutores de oficina para conhecerem, um pouco mais, a opinião de cada um sobre o tema Podcast.

Quixote – Oficina de Dança

Repórter 1: Júlia M. S. G. Panechini, (12)

Repórter 2: Letícia G. Matos, (12)

Entrevistada: Rubia Amaral Galera

Foto: Adolescentes CAJ  e Educadora Quixote
Foto: Adolescentes CAJ e Educadora Quixote

Profissão: Arte, Educação, Produção e Bailarina

1 - Quais podcasts você costuma assistir? Por que?

Eu gosto de ouvir dois Podcasts. Um deles é o "Podcast da Folha" que assisto para me atualizar e formar minha opinião sobre as informações. O segundo, é com uma professora da faculdade, Anna Sharp. Ela tem o Podcast "Não te Empoderamos", no qual mulheres levantam pautas que estão sendo emergentes na Internet e fazem conexão com as perspectivas das mulheres. No último episódio, por ex., elas falaram a respeito do filme da Barbie, sob a perspectiva e visão feminista.

2 - Se você tivesse um podcast, do que seria? E qual seria o nome?

Eu teria dois Podcasts. Um, sobre artistas da dança que foram importantes para a nossa história, contando o que elas fizeram para chegar aonde chegaram, e levar essa informação a mais pessoas. O nome deste poderia ser "Histórias e Memórias do Movimento". O outro, entrevistas com pessoas que trabalham com a cultura e pessoas que consomem teatro, dança, música. Seria uma conversa sobre o impacto da arte e da cultura na vida das pessoas e poderia se chamar "PoDança" ou "Mediações Culturais".

Desenvolvimento Institucional – Oficina de Culinária

Repórter: Gustavo C. R. da Rocha, (14)

Entrevistada: Joselaine Maciel

Profissão: Assistente Social do Desenvolvimento Institucional

Foto: Adolescente CAJ  e Assistente Social - DI
Foto: Adolescente CAJ e Assistente Social - DI

1 - Quais podcasts você costuma assistir? Por que?

Eu assisto "Mano a Mano" com o Mano Brown. Ele fala muito sobre a questão racial, ancestralidade e preconceito, principalmente empresarial e nas escolas. Esse é um assunto que me interessa.

2 - Você acha interessante podcast? Você abriria um podcast só seu?

Acho interessante e abriria sim, justamente para falar sobre a questão racial.

CAJ – Oficina de Informática

Repórter 1: Matheus R. da Silva, (11)

Repórter 2: Manuela Teresa Marcondes, (12)

Entrevistado: Marcos Alberto

Profissão: Bacharel em Sistema de Informação (TI), Educador em Tecnologia Educacional

Foto: Adolescentes CAJ  e educador /informática
Foto: Adolescentes CAJ e educador /informática

1 - Quais podcasts você costuma assistir? Por que?

Eu assisto diversos tipos de podcast. Assisto podcasts que falam sobre tecnologia, sobre comédia, sobre história. Existe uma gama muito grande de podcasts. Você pode navegar por eles de maneira a se divertir e buscar conhecimento. Assisto, também, alguns sobre idiomas, que gosto bastante.

2 - Qual a importância do podcast na tecnologia?

Os podcasts começaram com programas de Rádio que usavam a Internet para postar esses conteúdos. Com isso, o usuário poderia assistir o programa na hora que ele quisesse. Só que isso foi se transformando e, hoje você consegue, além de ouvir esse programa, ver as imagens. O podcast é uma maneira muito rápida de se atualizar. Tudo em tecnologia é muito rápido, agora existe o metaverso, de repente apareceu o ChatGPT e já estão falando de Óculos de Inteligência. Tudo isso acontece muito rápido, mas não só em tecnologia, também em tudo que se refere à comunicação. Existem podcasts que são longos, de uma ou duas horas. Eles são fracionados, recortados e divulgados nas redes sociais, provocando, assim, o interesse do público para assisti-lo na íntegra.

Quixote – Oficina de Circo

Repórter 1: Gabriel H. dos Santos Silva, (14)

Repórter 2: Gabrielle A. B. Ovídeo, (14)

Entrevistada: Luna Matavelli

Profissão: Arte Educadora de Circo

Foto: Adolescentes CAJ  e Educadora Quixote
Foto: Adolescentes CAJ e Educadora Quixote

1 - Quais podcasts você costuma assistir? Por que?

Eu assisto muitos podcasts. Com mais frequência assisto "Filosofia Vermelha", "PodPá" e "PodExpor". Eu gosto bastante do Filosofia Vermelha, porque trata de filosofia e de história política que eu gosto. O "Podpá" tem a participação de alguns rapazes e é muito interessante, porque eles tratam de assuntos diversos com debates políticos bem legais. O "PodExpor" é um podcast de mulheres. Elas conversam sobre histórias de relacionamentos passados e que não foram muito legais, compartilhando essas histórias.

2 - Com qual frequência você assiste os podcasts?

Eu assisto uma ou duas vezes por semana e, geralmente, assisto completo.

Rádio Conectados – Oficina de Fotografia

Repórter 1: Stephanny L. S. Cardozo, (12)

Repórter 2: Beatriz Alves de Almeida, (12)

Repórter 3: Miguel C. R. Rocha, (12)

Repórter 4: Paulo H. N. Oliveira, (12)

Entrevistada: Luiza Iotti

Profissão: Educadora de Fotografia e Vídeo Maker.

Foto: Adolescentes CAJ  e Educadora Rádio Conectados
Foto: Adolescentes CAJ e Educadora Rádio Conectados

1 - Quais podcasts você costuma assistir? Por que?

Eu gosto muito do "Flow" e do "Podpá", porque eles trabalham temas atuais, contemporâneos de maneira divertida. O legal do podcast é isso, trazer informações de uma maneira descontraída que a gente aprende, tem trocas e nem percebe que está ali aprendendo.

2 - Você já sentiu vontade de ser convidada a participar de um podcast?

Com certeza! Eu sou suspeita, porque sou formada em Rádio e TV. Então, um cantinho que mora no meu coração é trabalhar com rádio, podcast. Este é um universo que eu acho muito divertido.

3 - O que sua área de trabalho tem em comum com podcasts?

Hoje em dia, o podcast é um formato que trabalha áudio e vídeo juntos. A maior parte de todos os podcasts tem alinhado a questão do vídeo à questão da iluminação para ficar bonito. É apresentado, em sua maioria, no próprio Youtube, que é uma plataforma de vídeo. Então, a minha área tem tudo a ver com isso, já que uma área precisa da outra para funcionar.

Rádio Conectados – Oficina de Sonoplastia e Operação de Áudio

Repórter: Lukas B. da Silva, (14)

Entrevistado: Gustavo Oliveira

Profissão: Jornalista, educador de Sonoplastia e Operação de Áudio

Foto: Adolescente CAJ  e Educador Rádio Conectados
Foto: Adolescente CAJ e Educador Rádio Conectados

1 - Quais podcasts você costuma assistir? Por que?

Quando nós pensamos em criar um podcast aqui na Rádio, começamos a ver todo tipo de podcast, desde assuntos do cotidiano, até assuntos sobre ciências. Eu gosto de tudo um pouco. Geralmente, assisto aqueles com pessoas que eu já acompanhava antes e que falam sobre política, ciências e áudio, que eu gosto bastante. Não tenho uma preferência, geralmente assisto aqueles com assuntos que estão "bombando" no momento e às vezes, aqueles sobre cotidiano, com um cantor ou um artista de cinema.

2 - O que é preciso para criar um podcast?

Se você quiser que tenha vídeo, é possível começar com uma câmera ou uma webcam que transmita em HD, e um microfone simples que tenha um bom áudio. O espaço, pode ser até a sala de casa, desde que se tenha uma organização para isso.

As pessoas acham que é fácil, só ligar o microfone, câmera e está tudo certo. Não é assim, na verdade, tem que haver uma produção. É necessário pensar em muitas coisas na pré-produção, como: qual é o espaço e equipamento disponível, e onde será lançado, porque não existe só o Youtube. Existem várias plataformas de streaming, apesar das pessoas assistirem mais pelo Youtube e Spotify, mas é possível transmitir um podcast até pelo Twitter.

É necessário também, saber qual é o público-alvo que se quer atingir e quais as pessoas que serão entrevistadas. É muito importante estudar sobre elas e tomar muito cuidado com os assuntos e o que se vai falar. Hoje em dia, com essa cultura de cancelamento, dependendo do que se fala, você pode começar e terminar no mesmo dia. Os podcasts que têm sucesso e que dão audiência, fazem isso: estudam o entrevistado e buscam assuntos do momento.