Dia Nacional do Teatro para Infância e Juventude
O CBTIJ - Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude foi criado, em dezembro de 1995, por profissionais da área de teatro para crianças. É uma entidade sem fins lucrativos que visa à união dos profissionais da área e à expansão de um teatro de qualidade que contribua para a formação da infância e da juventude brasileira. Entre os objetivos da entidade está o de promover ações para a divulgação, a difusão e o desenvolvimento do teatro, defendendo a profissionalização da classe.
Além de propor políticas de acesso ao teatro, o CBTIJ tem também como objetivo ampliar os direitos culturais da criança e do adolescente e consolidar, perante instituições e governo, a igualdade no tratamento aos artistas que dedicam seu trabalho a este público em relação aos demais profissionais da área das artes cênicas.
Para isso, o CBTIJ realiza periodicamente em sua sede encontros e reuniões com seus associados e representantes de outras entidades e do governo, para discutir questões pertinentes ao teatro para crianças e jovens. Atualmente, são mais de quatrocentos associados, entre eles diretores, atores e produtores de teatro para o público infanto-juvenil de todo o Brasil, conseguindo-se assim manter uma ampla rede de contatos.
Promovendo intercâmbios internacionais, o CBTIJ é representante no Brasil da ASSITEJ - Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude. Em atividade em mais de 80 países, a ASSITEJ tem contribuído para uma política junto a governos e instituições de promoção da dignidade profissional nesta área e de desenvolvimento da infância através do Teatro.
Em 2001, a ASSITEJ instituiu a data de 20 de março como o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude. A data é atualmente comemorada em todos os países onde a entidade se faz presente. Por iniciativa do CBTIJ, conseguimos oficializar, em nosso país, o Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude, através da Lei 11.722 de 2008, que passa a constar do calendário oficial.
O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a reconhecer a data e a instituir em seu calendário oficial o Dia Estadual do Teatro para a Infância e Juventude através da lei nº 191/2003. A cidade do Rio de Janeiro também oficializou a data através da Lei nº 4736/2008 criando o Dia Municipal do Teatro Para a Infância e Juventude.
Mensagem de Malala Yousafzai e Guila Clara Kessous (*)
O teatro é de importância vital para toda criança desde seus primeiros anos de vida. A arte dramática nos dá acesso a uma comunidade para nossa própria família e nós fazemos isso através dos momentos de "faz-de-conta" tão característicos da infância.
O "faz-de-conta" é fundamental para o desenvolvimento da imaginação infantil, ao permitir que uma criança crie um futuro imaginário, rico e complexo, com outras pessoas...
Uma criança se dá conta de que seu mundo existe através de um jogo" jogado" com a realidade. E uma criança só pode aprender a partir de minúsculos momentos de experiência porque ela ainda não tem conformidade de padrões, regras e dogmas...
Por Berçário