DIA NACIONAL DO EDUCADOR SOCIAL
POR: SEDE
No dia 19 de setembro celebramos o dia do Educador Social, data escolhida em homenagem ao nascimento de Paulo Freire, considerado um dos maiores educadores do Brasil,patrono da educação brasileira e referência em Educação Popular.
A formação educacional e social dos indivíduos traça um marco histórico na construção do conhecimento, da luta pelo acesso às escolas e emancipação da cidadania. Muitas conquistas sociais foram alcançadas através da educação, pois o conhecimento é capaz de direcionar o ser humano para a ampliação de novos saberes, pensamentos, ideias e transformações sociais.
Diante de tantos avanços e desafios, percebemos as dificuldades de muitas pessoas para alcançar a escolarização: as desigualdades sociais são um problema que atinge grande parte da população brasileira.
O educador social tem um papel muito importante no trabalho com a população em situação de vulnerabilidade social e/ou situação de risco. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento das habilidades e potencialidades das populações mais vulneráveis, formando cidadãos emancipados e capacitados a se tornar ativos na sociedade, com responsabilidade, compromisso e protagonismo de sua própria história.
A principal função de um educador(a) social é acolher, conversar, orientar e desenvolver atividades formativas; por meio da educação, ele promove a melhoria da qualidade de vida. Esses profissionais atuam com as crianças, adultos e idosos, nas mais diversas situações, visando o desenvolvimento social, através de atividades recreativas, lúdicas, esportivas, culturais, educativas entre outras.
A Fundação Nossa Senhora Auxiliadora conta com o empenho e dedicação de educadores sociais, que juntos trabalham em prol do compromisso com o público atendido. Acreditamos que a educação pode transformar vidas, e que a sociedade pode ser melhor, se juntos lutarmos por uma educação compromissada, com o presente e futuro da sociedade brasileira.
Parabéns pelo dia do Educador Social!
Texto: Sandra Silva
Contribuições: Karina Breda