DIA MUNDIAL DA VOZ

01/04/2024
FOTO: VIVAVIDA - UNIDADE VI
FOTO: VIVAVIDA - UNIDADE VI

POR: VIVAVIDA

A voluntária Maria Isabel Fernandes é oficineira de Canto no Vivavida há 13 anos.

Essa oficina é muito requisitada e prestigiada por todos que frequentam a Unidade, principalmente os amantes de música.

É uma oficina que usa a voz para expressar os sentimentos e que traz muitos benefícios.

A Isabel nos fala que os cientistas buscam compreender como o cérebro reage aos sons, e como é grande essa contribuição com pacientes com Alzheimer, Parkinson e demências, enfim, pessoas com problema de natureza psiquiátrica. Observa-se que mantém o equilíbrio do corpo, acalma a ansiedade, depressão dores crônicas e etc.

Ela nos diz que o som da música entra pelo ouvido, vai para o coração e se manifesta na alma. Quando acontece a emoção e os arrepios, aí entendemos a importância dessa arte. Os músicos são mensageiros com o poder de cura.

FOTO: VIVAVIDA - UNIDADE VI
FOTO: VIVAVIDA - UNIDADE VI

O som da música é democrático, pois tem para todos os gostos, e é interessante que escolhemos de acordo com o momento em que estamos passando, com o nosso estado emocional atual.

Ativa a dopamina no cérebro, que é o neurotransmissor do prazer, o que nos faz compreender o porquê a música está presente nas festas e comemorações.

Anualmente no Vivavida, é feito um Sarau de Natal onde apresentamos o que foi ensaiado o ano inteiro. É um momento muito gratificante e muito emocionante, tocar o coração dos idosos e todos que estão assistindo, é um prazer inenarrável. Que possamos fazer a nossa voz por meio da música, tocar o coração de todos.

FOTO: VIVAVIDA - UNIDADE VI
FOTO: VIVAVIDA - UNIDADE VI