DIA DO IDOSO: EVELHECER COM QUALIDADE DE VIDA
POR: VIVAVIDA
No Centro de Convivência para a Terceira Idade Vivavida temos capacidade para 700 idosos e trabalhamos com uma fila de espera.
São oferecidas diversas atividades físicas, cognitivas, línguas, músicas e trabalhos manuais. Cada usuário pode fazer até seis atividades semanais. Este serviço contribui para uma melhor qualidade de vida na terceira idade, com segurança, autoestima e muita alegria.
Seguem alguns depoimentos dos nossos usuários sobre o que é envelhecer com qualidade de vida.
Waldenice de Souza, (Wal)
Aos 78 anos (muito bem vividos, como ela diz) é voluntária e usuária do Vivavida há 16 anos."Ser idoso pra mim é uma boa experiência, eu encaro com muita alegria, leveza, o que me traz sucesso e felicidade plena. Tenho uma boa saúde, canto, danço, pulo como se fosse ainda uma garotinha e associo tudo a minha fé em Deus, para mim a espiritualidade está muito ligada a tudo isso, principalmente ter uma boa saúde mental e muita positividade. Enfim ser idoso é algo bom desde que procuremos o melhor, é algo que desejo para todos. Hoje eu digo que estou bem mais nova que no ano que vem (risos)".
Edna Rosa B. Novi
O envelhecer nos foi dado uma data dos 60+, mas isso não é muito certo, vai depender de cada pessoa. Quando nascemos já estamos envelhecendo, e no caminhar da nossa vida temos que nos preparar para essa terceira idade. Tive uma infância feliz, adolescência ótima. Estudei, fui trabalhar muito cedo para ajudar em casa, e foi muito bom me fez crescer muito. Casei, tive dois filhos. Os anos se passaram, os filhos cresceram, casaram, e me deram dois netos. E ai veio o tal do ninho vazio.
Mas antes que os pássaros começassem a voar, me preparei para terceira idade. Fui à luta, me aposentei, e como eu havia feito faculdade de Belas Artes fui dar aula.
Depois uma amiga me levou para conhecer o Vivavida e lá faço várias atividades, dou aula de pintura, faço brechó para a unidade, onde temos uma equipe que ajuda.
Se soubermos nos preparar, sempre será fácil. Agora faço tudo que gosto: viajar, conhecer outras culturas, e ver lugares maravilhosos. Problemas sempre aparecem em qualquer idade, mas com jeito e sorrindo resolvemos. Procuro a felicidade em tudo que está a minha volta, frequento o Vivavida há uns 14 anos e dou aula há 9 anos. Na minha aula procuro fazer com que as alunas se sintam vivas e felizes. Estamos em um Centro de Convivência que só nos traz prazer e felicidade.
O que é ser idoso? É ter nascido antes. Sabendo viver seremos sempre jovens.Quando me perguntam qual a sua idade? Respondo: tenho a que me resta, as outras, já não as tenho mais. Convivo muito bem também com os jovens, e o segredo é sorrir sempre, me mantendo jovem. Devemos ser felizes em qualquer idade.Viver e não ter a vergonha de ser Feliz. Parabéns a todos que nasceram antes (a terceira idade Idosa).
Agradeço a Deus pela saúde, e de estar sempre bem com vida. Gratidão a FUNSAI por nos proporcionar tantas alegrias. SOU MUITO FELIZ.
Aurea Maria Mitaki
Idosa é velha? Eis a questão, você decide.
Todos nós já lemos e ouvimos muito sobre esse tema .
Mesmo com as dificuldades que se nos apresentam, ora financeiramente, ora por trabalho, ora por debilidade física, penso assim. É a melhor fase da minha vida. As ansiedades de ter, comprar, conquistar já passaram.
Hoje é viver o dia a dia com muita alegria, fazer exercícios físicos, colaborar com todos de diversas maneiras e namorar.
Namorar a natureza, os bons momentos, as amizades. Os passeios, a lua, a música, os trabalhos domésticos, a família, e tudo de bom que nos aparecer. Nunca reclamar ou proferir palavras e gestos obscenos negativos. Nos entregarmos e crermos que Deus nos proporciona sempre o melhor a cada momento.
E, bem forte mesmo, abençoada FUNSAI, que vocês também representam, beijos mil a todos e todas.
Maria de F. M. Heleno
Eu não me sinto idosa, nem velha. Claro, eu tenho consciência, que não sou jovem, mas me sinto bem nesses 68 anos e quero muitos outros anos pela frente. Tem uma música da cantora Sandy que fala, sou jovem pra ser velha e velha pra ser jovem, e é mais ou menos assim que eu me sinto. Existem as dores, as dificuldades, os altos e baixos, mas isso acontece com todos. Quem nunca teve problemas? Então, assim como eu pratico exercícios para o corpo, pratico exercícios também para a alma, para a mente, a fé, o otimismo, a gratidão. Acredito que apesar dos problemas é super possível ter qualidade de vida e ser alegre.
Amo minha família, amigos, praticar exercício à luz do sol. Adoro aprender algo novo, mas eu tomo cuidado com o que chega na TV, no celular, as notícias, falsas e as negativas. Tem muito lixo por aí e isso acaba fazendo mal para gente. Então eu seleciono. Eu também tenho sonhos, tenho planos. Para mim é essencial. Funciona. Gratidão a Deus por tudo e todos a minha volta, meu marido, companheiro de primeira. Gratidão à FUNSAI que é essa mensagem que ela passa, qualidade de vida, saúde, alegria, apesar dos problemas; foi isso que eu encontrei na FUNSAI e o nome não podia ser mais certo.
Vivavida em qualquer idade!
Carlos Heleno
Tenho 73 anos, sou casado com a Fátima, minha eterna namorada. Nós temos duas filhas, três netos e muitos amigos. Encontrei na FUNSAI um lugar harmonioso, que nos recebeu muito bem. Nessa fase da vida agradeço todos os dias a Deus por tudo que recebo. Costumo dizer que praticar coisas boas funciona como um íma, que atrai coisas boas. Me realizo quando vejo minha família feliz, com saúde e prosperando. O trabalho, o estudo, para mim, é parte de qualidade da vida. Felicidade é algo que muitos procuram longe e penso que ela está onde estou. Forte abraço.