Compositor Brasileiro
O Dia do Compositor Brasileiro é celebrado anualmente em 7 de outubro.
Os compositores são as pessoas que criam músicas, seja a letra ou a sua melodia. Esta data é uma homenagem aos artistas brasileiros que se imortalizaram como mestres da composição musical.
Essa data foi criada em 1948 pelo cantor e compositor Herivelto Martins, que integrou a União Brasileira dos Compositores (UBC) na década de 40. Foi grande incentivador da música brasileira e colaborou grandemente para a valorização dos músicos no país.
O Dia do Compositor Brasileiro é celebrado em alguns estados, mas não é uma data oficial em todo o país. Desde 2020 as comemorações são feitas de modo virtual, por causa da pandemia de COVID-19. Impedidos de trabalhar para evitar aglomerações e a propagação do novo coronavírus, esses e outros artistas foram beneficiados com um auxílio emergencial aprovado pelo Congresso. A lei que regulamentou os repasses foi batizada de Lei Aldir Blanc, em homenagem ao compositor e escritor que morreu em maio/2020, vítima de COVID-19.
Nessa data não podemos deixar de homenagear o Maestro Furio Franceschini, casado com D. Maria Angelina Vicente de Azevedo Franceschini, filha do Conde José Vicente de Azevedo, compositor de mais de quatrocentas obras musicais e de vários livros didáticos.
Maestro Furio Franceschini
No casarão onde viveu o renomado Maestro Furio Franceschini,
será inaugurada no ano de 2022, uma nova Unidade da Fundação Nossa Senhora
Auxiliadora do Ipiranga, o Liceu de Artes Musicais Furio Franceschini - LAMFF,
um centro cultural que oferecerá cursos gratuitos para crianças e jovens em
situação de risco social.
Por CEI