AS RUAS TÊM HISTÓRIA

04/12/2024

Rua Clovis Bueno de Azevedo

Foi no ano de 1957 que uma pequena rua do alto do Ipiranga mudou de nome e passou a se chamar Rua Clovis Bueno de Azevedo. A rua é uma homenagem a um jovem que, em pouco tempo de vida, tornou-se um líder destacado na política, com empenho no trabalho social relacionado à juventude e aos estudantes.

Clovis nasceu no ano de 1938 e viveu com sua família no Ipiranga. Estudou o curso primário no Grupo Escolar São José, fundado por seu avô, o Conde José Vicente de Azevedo. Depois estudou no Colégio São Francisco Xavier — SANFRA.

Desde cedo Clovis mostrou interesse pela vida política e pelo jornalismo. Participou de diversos grupos estudantis, como a Sociedade dos Amigos do Alto do Ipiranga e foi Presidente da União dos Estudantes Secundaristas Paulistanos – UESP, eleito com 92% dos votos. Fundou o "Movimento Acadêmico Renovador" que deu origem ao jornal "O Farol", com sede na sua casa, no nº 582 da Avenida Nazaré.

Desde os 15 anos já escrevia no jornal "A Tribuna da Imprensa". Foi fundador e redator do jornal "A Terceira Força", o de maior tiragem na região de Araraquara. Foi repórter correspondente na capital para o jornal "O Diário da Região" de Rio Preto.

Aos fins de semana, ele fechava a rua que hoje leva seu nome para jogar futebol com amigos, onde também montavam um ringue de boxe, esporte popular entre os jovens. Com essa atitude ele foi precursor do projeto das "Ruas de Lazer" que iria surgir oficialmente 40 anos depois em São Paulo.

Clovis faleceu precocemente, aos 17 anos, em um acidente no mar, na cidade de Itanhaém, para grande tristeza de sua família e de seus muitos amigos. Hoje, nesta mesma rua, estão o Quixote Espaço Comunitário e o Programa Conectados da FUNSAI.