As ruas têm história

19/09/2024

Rua Dom Luís Lasanha

Nesta rua do bairro do Ipiranga, está localizada a primeira unidade da FUNSAI e o Museu Vicente de Azevedo. Do outro lado da Avenida Nazaré, ainda na mesma rua, encontramos outro edifício de valor histórico: o antigo Juvenato do Santíssimo Sacramento, atual UNESP.

O nome da rua é uma homenagem a um bispo italiano, colaborador das obras assistenciais do conde José Vicente de Azevedo.

No final do século 19, eles planejaram criar dois orfanatos em terras do Conde no bairro do Ipiranga: o masculino se chamaria "Liceu de Artes e Ofícios São José".

O orfanato feminino "Asilo de Meninas Órfãs e Desamparadas N. Senhora Auxiliadora do Ipiranga" foi inaugurado em 1896 e funcionou como internato até o ano 2000.

O orfanato masculino não chegou a ser inaugurado porque D. Luís morreu tragicamente em um desastre de trem em Minas Gerais em 1895 aos 45 anos.

Em 1916 a rua, que se chamava até então "Asylo de Orphans" passou a se chamar "Dom Luiz Lasagna". Mais tarde o nome foi abrasileirado para Dom Luís Lasanha.