A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA DIAGNOSTICADA COM TEA
POR: SEDE
Olá, caro leitor! Você sabe o que é o autismo?
O autismo é uma condição de saúde que tem características que apresentam alguns desafios para a pessoa diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como por exemplo: comportamentos repetitivos na fala, déficits persistentes na comunicação e na interação social, interesses ou atividades. Estas características se apresentam desde cedo no desenvolvimento das crianças, sendo a princípio muito sutis e muitas vezes imperceptíveis.
Iniciamos o mês de abril enfatizando essa temática que é muito importante para a comunidade de modo geral, pois esse mês é dedicado à Conscientização do Autismo, conhecido como o "Mês Azul". A data do dia 2 de abril foi criada pela ONU em 2007 como objetivo de informar e sensibilizar a população para reduzir qualquer tipo de preconceito e discriminação contra as pessoas diagnosticadas TEA.
As pesquisas científicas estão cada vez mais avançadas, contribuindo para um melhor diagnóstico e conhecimento sobre esse tipo de transtorno, incentivando as famílias a buscarem desde cedo os cuidados e os tratamentos adequados que possam contribuir para o desenvolvimento das crianças com TEA.
A comunidade médica reconhece que o tratamento do autismo deve ser de forma sistemática desde os primeiros anos de vida devido à capacidade do cérebro de receber informações e aprendizados com maior facilidade na fase da infância, a importância de uma equipe multidisciplinar e terapias são essenciais no acompanhamento do indivíduo portador, envolvendo um tratamento constante que é imprescindível para o bom prognóstico e para minimizar as consequências desta patologia.
Estudos científicos comprovaram a eficácia da musicoterapia como parte do tratamento, tendo como finalidade ajudar a desenvolver habilidades sociais, motoras, cognitivas e de comunicação. A musicoterapia é uma especialidade que mistura saúde, arte e neurociência para tratar clinicamente pacientes com os mais variados desafios e busca aprimorar as capacidades dos indivíduos, desenvolvendo as potencialidades e autonomia, sendo uma ferramenta transformadora que pode contribuir para a qualidade de vida da pessoa diagnosticada com TEA.
A Lei 12.764 de 27 de dezembro de 2012 institui a Política de Proteção dos Direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, assegurando seus direitos e estabelecendo as diretrizes para a sua consecução. A FUNSAI carrega o compromisso social do respeito e da dignidade, sensibilizando a população para o cuidado, a proteção, a valorização da vida e do desenvolvimento da pessoa com TEA.
Texto: Sandra Silva e Luciene Rastelli
Contribuições: Karina Breda
Leitura Feliz | Socioassistencial e Educacional