A IMPORTÂNCIA DA MULHER NA COMUNICAÇÃO
POR: QUIXOTE
Uma mulher vivendo hoje, em um país em desenvolvimento, certamente terá um futuro com mais oportunidades do que tiveram sua mãe e sua avó. Afinal, vários são os aspectos que melhoraram para as mulheres, no século XXI. Destaque é dado à maior presença das mulheres nos meios de comunicação, a partir da divulgação acelerada das fontes on-line de notícias, como sites, blogs e redes sociais. São as novas tecnologias da informação, com todas as contradições que carregam, que parecem ter criado maiores espaços sobre a maior participação feminina no mundo da comunicação, e ressaltamos que essa representação vem sendo construída em contextos desafiadores como o que estamos vivendo, em que o ato de se comunicar exige cada vez mais clareza, transparência e atenção às necessidades dos diferentes públicos.
A mulher cada vez mais conquistando espaço através da sua comunicação no mundo corporativo
Com o tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas. As mulheres vêm mostrando um modelo de liderança cada vez mais diferenciado, destacando-se através das diversas características como: capacidade de ouvir e se colocar no lugar do outro, sensibilidade e bom relacionamento interpessoal. É por meio desse perfil diferenciado que a mulher vem chamando atenção através da sua comunicação e ganhando cada vez credibilidade e espaço no mundo corporativo. Elas prezam pela satisfação de todos os públicos com os quais lidam e buscam uma comunicação mais informal e pessoal.
A discriminação e o preconceito em relação às mulheres ainda são grandes, mas o fato é que, se um país despreza a importante força econômica que o mercado feminino representa hoje, pode estar perdendo grande oportunidade de crescimento.
Diante do cenário atual, as mulheres seguem em busca da igualdade e equilíbrio de gênero nas relações sociais, na política, no mercado de trabalho e em todas as instâncias da vida.
Fontes: